Um homem jovem, suspenso por um pé numa árvore em forma de T. A estrutura também poderá ser uma espécie de patíbulo, sugerindo um aviso.
Os pés do homem estão amarrados com uma corda grossa e ele tem as mãos atadas nas costas. Seu braços dobrados atrás das costas, foram, junto com a cabeça, um triângulo com o vértice voltado para cima; enquanto a sua perna direita cruzada atrás da perna esquerda, forma um triângulo com o vértice voltado para baixo. Ele está assim arraigado ao céu, e parece existir numa condição antinatural, e que é contrária ao mundo.. Seus olhos estão abertos e ele está plenamente consciente e ciente daquilo que o rodeia. No Enforcado vemos o momento de suspensão no qual a verdade e a compreensão são reveladas. O manto do segredo é removido. O eu interior é exposto. Embora o homem ainda esteja acorrentado `a terra, ele já alcançou, a seu modo, uma certa medida de alívio através da suspensão e da transição da sua vida. O jovem oscila entre os momentos de decisão. Os eventos do passado são mesmerizados na calma presente, antes dos redemoinhos do futuro, que estão à espera logo à frente. No momento, a salvação está no arrependimento. Os opostos estão equilibrados no seu ser, e apesar da sua posição aparentemente desconfortável, ele está num estado de paz e serenidade, que se manifesta no halo em volta da sua cabeça.
SIGNIFICADO DIVINATÓRIO
Vida em suspensão. Transição. Mudança.(reversão da mente e da maneira de viver. Num sentido passivo, a apatia e a inércia. Tédio. Abandono. Renúncia.
As mudanças das forças da vida. período de trégua entre acontecimentos significativos. Sacrifício. Arrependimento. Reajustamento. Terão que ser feitos esforços para que a pessoa possa rumar para um objetivo, que mesmo assim talvez não seja alcançado. Regeneração. Melhoria. Renascimento.
Aproximação de novas forças de vida. Essa é a hora de a pessoa se condicionar para enfrentar novas experiências. Rendição. Falta de progresso. Uma pausa na vida. Fatores externos que têm forte influência. Você talvez se sacrifique demais. Seus sacrifícios talvez não sejam apreciados.
SIGNIFICADO CABALÍSTICO
- Vigésimo Terceiro Caminho: De Hod a Geburah
- O Caminho de Mem (O ENFORCADO)
- Décimo Segundo Arcano
- Cor do Caminho — Azul-escuro.
- Som relacionado — Sol Sustenido
- Significado — Água
- Letra maternal — Água
- Título Esotérico — O Espírito das Poderosas Águas
- Letra Hebraica: MEM
O Vigésimo Terceiro Caminho é chamado de Inteligência Estável e recebe esta denominação porque tem a virtude da consciência entre todas as numerações.
O Enforcado, o Caminho de MEM, faz a ligação entre Hod e Geburah no Pilar da Severidade. Este é um canal de comunicação entre a Personalidade e o Eu Superior, embora suas implicações iniciatórias sejam bem diferentes daquelas dos três Caminhos que conduzem diretamente a Tiphareth. Este Caminho e o simbolismo da carta divergem completamente de qualquer outro que tenhamos encontrado anteriormente. Esta é uma figura curiosa e a maioria das pessoas, ao vê-la pela primeira vez, procura inverter a posição da carta.
Este é o Caminho da Água e a letra Mem é uma das três letras Maternais. Sob alguns aspectos, este é o Caminho do batismo na Água Maternal. Água significa consciência, o Primeiro Princípio dos Alquimistas, a substância a partir da qual tudo o mais é produzido. Esta substância, às vezes chamada de Princípio do Pensamento, é simbolizada pela Água porque tem algumas das propriedades da água física, em particular o seu movimento ondulatório. O Fluido Astral, a Água, está por trás de tudo o que existe. Embora seja possível descrever as propriedades e atividades desta Água, é somente no Vigésimo Terceiro Caminho que a pessoa pode ser efetivamente absorvida por ela, ou seja, “afogar-se” nessas águas e perceber a si mesma como uma parte intrínseca e inseparável da Consciência Unitária.
A figura invertida da carta representa a suspensão da consciência pessoal quando uma realidade maior impõe uma completa inversão da perspectiva. Isto tem sido descrito como o “espírito humano suspenso por um único fio”. Todavia, esta é uma suspensão voluntária, um sacrifício que é um batismo mas que também pode ser uma crucificação. Esta, portanto, é uma carta do Deus Agonizante.
Uma das principais qualidades deste Caminho é ser um caminho das possibilidades eternamente não resolvidas. Trata-se de uma abertura sem começo nem fim, exatamente o oposto d’A RODA DA FORTUNA, que encerra o eterno movimento. Quando Mem é fechada, ela se transforma em Tau. Tau é Mem invertida. 12 ( O ENFORCADO ) é 21 (O UNIVERSO) invertido.
Ideia Fundamental:
Da esfera do pensamento ascendemos ao princípio da inclemência, da liderança inflexível. Para podermos realizar essa ascensão, submetemos os nossos conceitos e os nossos preceitos a uma transposição de valores e a uma reorganização de prioridades interiores.
Lema:
“Caminhei em todas as coisas no sentido contrário ao do mundo.” Jacob Boehme
…
Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.
Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.
…
Arcanos Arcanos Maiores O enforcado Tarô
Fontes e Referências
Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com