Em contraste com o fundo agourento de um céu de meia-noite, aparece uma estranha torre construída sobre uma rocha elevada e árida. um raio lampeja nos céus, derrubando a coroa no alto da torre e lançando os seus habitantes para baixo. Gotas de sangue ou de luz caem de cima na forma da letra hebraica Yod. A edificação de apegos terrenos, das falsas estruturas da mente, da emoção e do corpo é destruída pelo relâmpago do eu superior. Por terem erguido construções sobre a falsa segurança dos valores pessoais e humanos, os homens caem das alturas imaginadas da sua própria presunção. A torre de Babel é destruída porque representa um esforço para atingir a Divindade através dos meios puramente humanos sem a extinção das ambições e dos apegos pessoais.
SIGNIFICADO DIVINATÓRIO
Mudança de forma total e súbita. Quebra de velhas crenças. Abandono de relacionamentos passados. Corte de uma amizade. Mudança de opinião. Acontecimentos inesperados. Ruptura. Adversidade. Calamidade. Miséria. Fraude. Ruína. Divórcio. Fim. Destruição. Colapso. Queda. Perda de estabilidade. Um acontecimento súbito, que destrói a confiança. Perda de dinheiro. Perda de segurança. Perda de um amor ou de uma afeição. Contratempos. Mudança terrível. Penetrando em novas áreas.
SIGNIFICADO CABALÍSTICO
- Vigésimo Sétimo Caminho: De Hod a Netzach
- O CAMINHO DE PEH (A TORRE)
- A Décima Sexta Carta .
- Cor do Caminho — Escarlate .
- Som relacionado — Dó natural .
- Planeta — Marte . Significado — Boca .
- Letra-Dupla — Graça-Indignação .
- Título Esotérico — O Senhor das Hostes do Poderoso
- Letra hebraica: PEH
O Vigésimo Sétimo Caminho é a Inteligência Ativa ou excitadora, assim chamada porque é através dela que todo ser recebe seu espírito em movimento.
O Caminho Peh, A TORRE, liga o processo de raciocínio (Hod) ao centro do desejo-intuição(Netzach). Ele é o Caminho equilibrador da Personalidade, relacionado com Marte e com o Norte, região tradicionalmente conhecida nos mistérios como o “local de maior escuridão”, porque se diz que o Sol nunca brilha na face norte do Templo de Salomão. Não obstante, nos é ensinado que a Luz vem da Escuridão, que “o ouro vem do Norte”, e que “a Iluminação tem sua origem nas fontes ocultas de poder que aterrorizam a mente do ignorante”.
Peh é uma letra dupla e, portanto, um dos “Portões da alma”, podendo dar passagem para duas direções. Como a palavra, Peh significa Boca, um orifício relacionado com a ingestão de alimentos e com a emissão da fala. No primeiro caso, podemos inferir que é através da função desse devastador Caminho que as energias superiores são transmitidas para a Personalidade. Além do mais, enquanto o alimento espiritual entra no sistema, através da sua boca simbólica, a fala também passa por ela rumo ao exterior.
A maioria das versões desta carta representa uma Torre, situada num local deserto, sendo atingida por um raio. Pessoas caem dela quando a coroa é derrubada. Nos termos mais simples possíveis, isto simboliza a súbita destruição da nossa percepção acerca do que constitui a realidade. A Torre é um conceito do que a maioria das pessoas chama de “Eu”, a consciência da Personalidade sendo destroçada por um influxo de força que revela algo a respeito da natureza do Eu Superior.
A Torre simboliza todas as instituições artificiais, quer isto signifique governo, igreja ou quaisquer outros valores socialmente aceitos. Um importante símbolo de A torre é seu próprio isolamento. Ela fica no topo desolado de uma montanha. A maioria das pessoas se vê dessa forma, como unidades de consciência totalmente isoladas. Assim, a destruição da Torre significa conhecer o Verdadeiro Ego, que não pertence apenas a nós. O raio que fere a Torre é uma súbita percepção da nossa verdadeira identidade. Esse raio tem a forma do círculo e da lança de Marte para indicar o poder que inicia a experiência.
Ideia Fundamental
Mente e Emoção, Forma e Vida, quando unidas, geram o inexorável conflito que só pode ser solucionado pela elevação da consciência a um nível superior a ambas, unindo dessa forma as eternas tese e antítese numa síntese mais elevada.
Lema: ”A não ser que o Senhor construa a casa, aqueles que a constroem trabalham em vão.” Salmos, 171:1
…
Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.
Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.
…
Arcanos Arcanos Maiores Tarô Torre
Fontes e Referências
Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com