Arcanos Menores: Os Seis

Realização definida e a conclusão de um assunto

Publicado em 14 de Novembro de 2015

 

Os arcanos numerados de número 06 indicam uma ponte entre o passado (arcanos de 1 a 5) e o futuro (arcanos de 7 a 10). Quando chegamos no 6, já temos um caminho percorrido. Até os arcanos de número 05, nós lutamos, ganhamos, tentamos manter. E acabamos perdendo, pois não tínhamos experiência nem sabedoria suficiente, e nossa visão era limitada. Agora, passando um pouco da metade do caminho, chegou a fase da reavaliação. É hora de olhar para trás para ver onde erramos e ampliar nossa consciência. Não há muita novidade nisso. Quantos de nós já não passamos por uma fase onde, após uma crise, paramos um pouco para tomar ar, refletimos sobre nossos erros para depois seguir adiante ? É hora de pensarmos num novo caminho; recordarmos do que passou; nos resignarmos com as perdas; tomarmos novo fôlego para continuar na caminhada. Como ponte entre o passado e o futuro, vemos que é uma fase extremamente necessária. E seguindo a linha evolutiva dos naipes, vemos que o novo caminho a ser percorrido será feito com maior consciência e sabedoria. Já temos as experiências anteriores e estamos refletindo sobre elas. Muito provavelmente o que passou não nos pega mais, e inicia-se um novo ciclo. Geralmente, os arcanos de número 06 implicam em algum tipo de recuperação, após os ajustes sofridos nos arcanos de número 05.

 

Seis de Ouro

Senhor do Sucesso Material

 

O 5 de Ouros nos deixou no chão. Estamos falidos; ou abandonados; ou desempregados. Mas o 6 de Ouros nos traz a mensagem de que o Universo não é feito só de maldades e fatalidades, e que muitas vezes a sorte cruza nosso caminho através da ajuda dos outros. Ainda estamos decidindo o que fazer, mas recebemos ajuda dos que estão ao redor. E ao receber esta ajuda, aprendemos a ajudar. É a lição evolutiva que os muito materialistas devem aprender. Até agora, seguindo a linha de Ouros, conquistamos, lutamos e tentamos manter, nos agarrando às nossas posses como se elas fosse tudo. Nos tornamos utilitaristas, mesquinhos e hipócritas. Mas, quando nos vemos em dificuldades e alguém vem nos ajudar, passamos a ver que ganhar dinheiro é bom, mas não é tudo. No 6 de Ouros, aprendemos a lição de que tudo o que damos materialmente nos retorna. As grandes ordens iniciáticas já sabem disso há milhares de anos. Os teosofistas, rosa-cruzes e maçons geralmente são pessoas de boas condições materiais, mas sempre mantém ou ajudam entidades de benemerência, sejam escolas, hospitais, asilos, creches ou orfanatos. Sabem que devem retribuir ao Universo aquilo que o Universo lhes deu. Alguns tarólogos sugerem que o 6 de Ouros é muito comum em casos de convalescença.

 

Seis de Copas

Senhor do Prazer

 

Chegamos ao famoso arcano da nostalgia, o que gera muitas controvérsias. Acredito que este arcano é, basicamente, um arcano de reflexão e de recuperação emocional. Seguindo a linha de Copas, vemos que até agora estivemos cegos. Idealizamos uma situação de tal maneira que o choque com a realidade nos fez fracassar. No 5 de Copas, por nos sentirmos traídos em relação às nossas expectativas, acabamos traindo também, o que gera remorsos. Agora, com o 6, olhamos para o passado e vemos como foi lindo tudo o que passou, mas a frustração e o choque realístico nos fazem olhar para frente de uma maneira diferente. Estamos tristes, magoados, ainda suspirando pelo sonho perdido, mas mais conscientes e calejados, sem aquela cegueira emocional que nos fez fracassar.

 

Seis de Espadas

Senhor do Sucesso Merecido

 

No 4 de Espadas fugimos dos problemas, num necessário período de repouso e “fossa”. O 5 de Espadas nos leva a encarar dolorosamente nossas limitações e fazer uma avaliação do que se pode ou não fazer. O 6 de Espadas significa, então, o resultado dessa avaliação, quando partimos, com resignação (uma das palavras-chave deste arcano) para o que temos de fazer, já conscientes das nossas limitações e aceitando-as. Não há mais como fugir (4 de Espadas), já entendemos e aceitamos nosso verdadeiro papel (5 de Espadas), nada mais nos resta a não ser voltar a agir, mais conscientes do nosso papel e dos nossos limites. Geralmente, o 6 de Espadas não é uma carta feliz, mas implica numa serenidade mental, uma vez que estamos, repito, mais conscientes do nosso papel e dos nossos limites.

 

Seis de Paus

Senhor da Vitória

 

Após enfrentarmos, com toda a sabedoria e serenidade as turbulências e desafios que o 5 de Paus nos trouxe, chegou a hora de colhermos os frutos da vitória. Lutamos com honra, agimos com correção, tínhamos objetivos justos e corretos — o resultado só poderia ser a aclamação da vitória, onde somos reconhecidos pelos nossos feitos.

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


Arcanos menores Seis Tarô

Fontes e Referências

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com