Arquitetura do mundo extraterreno
Sob a crosta terrestre abre-se, no hemisfério boreal, precisamente debaixo de Jerusalém, uma profunda depressão em forma de cone que chega até ao centro da Terra. Foi provocada pela queda de Lúcifer, o anjo rebelde, o qual, efetivamente, se acha cravado no fundo do abismo. As terras que saltaram durante a queda do anjo confluíram no hemisfério austral formando uma ilha constituída por uma montanha cônica no cimo da qual está colocado o Paraíso Terrestre, exatamente nos antípodas, portanto, de Jerusalém, e na fronteira extrema entre o mundo da matéria e o da imaterialidade. (ver imagem gráfica ao final do texto).
Na depressão, que se abisma em novo círculos concêntrico, está situado o Inferno. Os condenados estão disseminados nestes círculos de harmonia com a gravidade dos pecados; e o pecado é tanto mais grane quanto mais violou o homem tem em si de divino. (ver imagem gráfica ao final do texto).
Sobre a montanha cônica do hemisfério austral está situado, por seu lado, o Purgatório. As almas estão distribuídas sobre as ravinas que se escavam no flanco do monte. Sete são são as faixas correspondentes aos setes pecados capitais; com o antipurgatório e o Paraíso Terrestre é atingido o fatídico número nove, que com o número três se encontra na base de toda a disposição da Divina Comédia. Os dois reinos estão ligados por um estreito subterrâneo que do fundo do abismo infernal leva à ilha do Purgatório, no hemisfério aposto (ver imagem gráfica ao final do texto).
O Paraíso encontra-se naturalmente no Céu: onde nove esferas circulam com órbitas sempre maiores e movimento sempre mais rápido, em volta da Terra imóvel, segundo o sistema ptolomaico Acima delas, o fulgurante Empíreo, onde resplende Deus, circundado pelos bem-aventurados triunfantes (ver imagem gráfica ao final do texto).
Transvia-se Dante em uma selva tenebrosa, donde se esforça por sair subindo uma colina. Opõe-se-lhe uma pantera, um leão e uma loba. Aparece Virgílio, que o convida a visitar os reinos eternos, a fim de evitar aqueles perigos, servindo-lhe de guia pelo Inferno e Purgatório, e entregando-o depois à direção de Beatriz, que o conduzirá ao Paraíso, Dante aceita.