A Sombra

Veja-te no espelho de ti mesmo. Começa a ser sincero contigo mesmo. Reconhecendo-te pelo teu valor, pela tua vontade e por tua fragilidade.

Publicado em 24 de Agosto de 2019

 

Augias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos, mas não cuidava de seus estábulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hércules conseguiu lavá-los num só dia, usando a água de dois rios, cujos cursos desviou com sua força.

 

 

 

 

Algumas vezes, bem raramente aliás, o indivíduo sente-se impelido a dar livre curso ao pior lado da sua natureza, reprimindo o que há de melhor nela. Nesses casos a sombra aparece-lhe nos sonhos como uma figura positiva. Mas para quem se entregar realmente a suas emoções e sentimentos naturais, a sombra poderá surgir como um intelectual frio e negativo; personifica, assim, julgamentos venenosos e pensamentos negativos que estiveram contidos. Portanto, seja qual for a forma que tome, a função da sombra é representar o lado contrário do ego e o encarnar, precisamente, os traços de caráter que mais detestamos nos outros.

 

Acima, o selvagem garanhão branco do filme francês Crin Blanc (1953). Cavalos selvagens simbolizam, inúmeras vezes, impulsos instintivos incontroláveis que podem emergir do inconsciente — e que muitas pessoas tentam reprimir. No filme, o cavalo e o menino estabelecem um estreito relacionamento (apesar de o cavalo ter a vida selvagem de sua manada). Mas vários cavaleiros partem para capturar os cavalos selvagens. O garanhão e o menino que o monta são perseguidos durante muitos quilômetros; por fim veem-se encurralados numa praia. Para não serem capturados, ambos mergulham no mar e são arrastados pelas águas. Simbolicamente, o final da história parece representar uma fuga para o inconsciente (o mar) como meio de escapar da realidade do mundo exterior.

 

Descobrindo e convivendo com a sombra:

O Eu criança:

No outro:

O espelho negro

 

Conclusão

Não é raro encontrarmos na internet pessoas afirmando que precisamos derrotar, eliminar a nossa sombra. Além disso ser impossível, a melhor postura que podemos ter não é a de querer exterminá-la, e sim ter consciência de que ela está lá, saber quais são os pontos fortes dela, por que esses pontos fortes, são geralmente os nossos pontos fracos, e, sabendo ter uma boa convivência com esse aspecto da nossa psique, poderemos caminhar a um processo completo de individuação, ou seja, todas as partes da nossa mente e subconsciente equilibrados e amadurecidos.

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


Psicologia Sombra

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com