Arcanos Menores: Os Noves

Na energia dos arcanos de número 09, já experimentamos de tudo. Desde os resultados dos nossos erros e acertos até a força do Karma e do destino.

Publicado em 19 de Novembro de 2015

 

Vejo o Nove como o ponto culminante antes do desfecho que o Dez trará. São nestes arcanos que recebemos com maior força os impactos de cada Naipe, antes que o 10 venha e conclua. Se compararmos a um filme, os Noves seriam como os momentos decisivos e eletrizantes antes do final.

Por exemplo, num filme romântico, o casal central sempre tem uma dolorosa separação (8 de Copas), para depois acontecerem fatos que provam que eles sempre se amaram (9 de Copas), antes do “foram felizes para sempre” (10 de Copas) final.

Num filme de ação, após a luta contra o vilão (7 de Paus), o mocinho consegue vencê-lo (8 de Paus). Mas o vilão não estava morto, como todos achavam, e o mocinho é obrigado a lutar novamente, apesar de estar exausto (9 de Paus). E depois, ainda resta consertar o que o vilão estragou (10 de Paus).

Numa história de negócios, após o mocinho ir à falência (5 de Ouros), ele encontra alguém para ajudá-lo (6 de Ouros). Ele então decide encarar um outro desafio (7 de Ouros), onde ele se sai melhor do que pensava (8 de Ouros). Consegue então o sucesso e o reconhecimento (9 de Ouros), que desta vez serão mais permanentes (10 de Ouros).

 

9 de Ouros

Senhor do Ganho Material

 

As oportunidades plenamente aproveitadas que o 8 de Ouros trouxe nos dá mais segurança. Agora, temos orgulho do que conseguimos, e somos presenteados com autoconfiança e auto-estima. Confiamos nas nossas habilidades e sabemos que somos capazes de fazer e poder. Quem já vivenciou este arcano percebe que ele traz uma satisfação íntima, um sentido de esforço recompensado e de distinção social.

Interpretação Alternativa:

“um homem aprecia, de sua varanda, a farta plantação em sua fazenda” — recompensa por todos esforços gerados. Sensação de dever cumprido, bem estar, produtividade e progresso. Após duros esforços conseguimos obter estabilidade e passamos a usufruir os resultados.

 

Ilustração da sombra da carta

 

9 de Copas

Senhor da Felicidade Material

 

O 8 de Copas nos jogou no buraco e nos derrotou. Fomos vítimas das nossas ilusões de forma que tivemos de abandonar. E curiosamente, graças a isso, somos forçados a buscar uma solução amigável, que acaba sendo aceita. Quem já vivenciou a energia 8–9 de Copas percebe uma coisa: Num momento, parece que estamos no fundo do poço — estamos depressivos, tristes, porque tudo deu errado. De repente, as coisas se acertam por si só, melhor até do que esperávamos. Isso traz muita felicidade e contentamento, e uma grande sensação de alívio.

Interpretação alternativa

“um grande banquete é servido para Ação de Graças” — adquiri-se certa plenitude, sensação de felicidade e agraciamento, como se estivéssemos abençoados. Tudo se faz com alegria e com muita gratidão. Vive-se o momento com leveza e motivação, valorizando cada instante, pois sabemos como foi complicado o caminho até aqui.

 

Ilustração da sombra da carta

 

9 de Espadas

Senhor da Crueldade e do Desespero

 

A forma ardilosa que esquiva com a qual agimos no 7 de Espadas levou ao 8, onde ficamos encurralados, sem ter para onde ir. Qualquer decisão e/ou atitude que tomarmos nos levará a problemas. Mas temos de seguir um caminho, e como não será fácil, isto trará ansiedades e dúvidas. Ficamos ansiosos e insones, preocupados com o que pode acontecer. Temos medo do fracasso, das consequências e do que poderá acontecer. Nas minhas experiências oraculares, tem sido um indicativo seguro de crises de insônia.

Interpretação Alternativa:

“uma pessoa sã internada intencionalmente num manicômio” — sérios tormentos mentais, crises e abatimentos. A pessoa se pergunta o por que de passar por tais sofrimentos. Sentimos o peso das próprias dificuldades, não conseguimos relaxar. A tensão excede e acabamos muitas vezes sucumbindo ao processo.

 

Ilustração da sombra da carta

 

9 de Paus

Senhor da Grande Força

 

Vencemos a luta no 8 de Paus, e seguimos adiante, com confiança. Estamos na etapa final, já estamos cansados, mas surge mais um desafio pela frente. E, apesar do cansaço, acabamos por encontrar mais forças para encarar mais este desafio. Geralmente este arcanos surge como o último desafio antes do fim, quando parece que não aguentaremos mais lutar. Mas, como já dito, a força aparece de forma misteriosa.

Interpretação Alternativa:

“um homem, após atravessar o deserto, é roubado por beduínos” — após enfrentar um período de grandes desafios e problemas, descobrimos que as dificuldades não terminaram ainda. Diante disso, tememos dar o próximo passo e vivermos uma outra fase de dificuldades, embora tudo mostre que a crise é passageira. Temos que readquirir confiança para superar o momento — e conseguimos!

 

Ilustração da sombra da carta

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


Arcanos menores kabbalah Noves Tarô

Fontes e Referências

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com