Arcanos Menores: Os Setes

A Força que transcende, semelha-se a uma coroa, a qual é realmente poderosa mas requer alguém capaz de usá-la

Publicado em 16 de Novembro de 2015

 

Depois da recuperação e da reflexão trazida pelos arcanos de número 06, chegou a hora de retomarmos o caminho, rumo à reta final. Estamos mais sábios e temperados pelas experiências. Lutamos, caímos e refletimos. Agora precisamos nos levantar e seguir adiante. Desta forma, os arcanos de número 07 nos trazem desafios e escolhas a serem feitas. Estamos retomando nossa caminhada e precisamos tomar decisões, talvez agora com menos possibilidades de erros, pois estamos mais calejados. Sempre que um arcano de número 07 aparece, devemos nos perguntar sobre quais os desafios que estão surgindo. Sempre aconselham cautela e ponderação, pois neste momento o Universo nos testará firmemente — não terá mais complacência ante escolhas erradas, já que nos tornamos, a bem dizer, “adultos”.

 

Sete de Paus

Senhor do Valor

 

No 6 de Paus colhemos os frutos da vitória, e agora chegou a hora de encarar mais alguns desafios. Fomos aclamados, e isto gerou um sentimento de inveja e de competição, que nos leva a lutar e defender nossa posição. Por mais que, percorrendo o naipe de Paus, estejamos andando de uma maneira correta e evolutiva, o Mundo não é perfeito e sempre somos vítimas das artimanhas e armadilhas dos outros. Mas, neste arcano pode até haver perdas, mas elas serão aparentes.

Interpretação alternativa:

“um peregrino, desce do trem à procura de emprego, numa cidade perigosa e desconhecida” — a imagem usada sugere um mundo à nossa frente, cheio de possibilidades. No entanto, não enxergamos muitas vezes as “pedras de tropeço”. O desafio é superar os limites, estamos em vantagem por termos certa tarimba, por enfrentarmos outras rotas. Aqui devemos ter destreza para não sucumbirmos às “sombras do mundo”. Mostrar o que sabe, defender sua posição, impossível não sair um pouco “maculado” da experiência.

 

Carta do Deck “Taro of new Vision” mostrando o que existe na frente do peregrino (carta sem veracidade mística, apenas para reflexão).

 

Sete de Copas

Senhor do Sucesso Ilusório

 

No 6 de Copas estávamos nos recuperando emocionalmente por causa de alguma decepção. Desta recuperação veio a reflexão, e achamos agora que sabemos porque tudo aconteceu. Isto nos leva de novo a um estado de cegueira, pois esta postura de “agora eu sei porque” nos leva a um otimismo incorrigível, onde achamos que tudo se resolverá de acordo com o que queremos. E vislumbramos diversas possibilidades e caminhos à nossa frente. O desafio neste arcano é saber escolher com segurança os diversos caminhos que se apresentam, pois muitos deles podem ser apenas resultado de um otimismo cego.

 

Sete de Espadas

Senhor do esforço instável

 

No 6 de Espadas nos resignamos, pois não podemos conseguir tudo o que queríamos, e agora no 7 de Espadas estamos mais cautelosos e agindo com mais estratégia. Durante todo o naipe de Espadas até agora, agimos de maneira meio obtusa, tendo uma certa “cegueira mental”. As quedas foram dolorosas e 0 7 de Espadas nos torna extremamente cautelosos. Tentamos evitar confrontos diretos, e talvez tenhamos de ser um tanto hipócritas e mesmo falsos para conseguir o que queremos.

Interpretação alternativa:

“um político sai disfarçado de mulher para fugir da opressão militar” — eu escolhi essa imagem, porque tem a cara desse Arcano. Às vezes, em algumas situações usamos “máscaras” para ter que lidar com certos tipos de oposição. Não perdemos nossa integridade, no entanto, como os caminhos são tortuosos, é sugerido certa malícia para lidar com o quadro que se apresenta. Muitas vezes, numa batalha, devemos recuar ou aparentemente “entregar os pontos” para conseguirmos superar a situação e sair da crise. “Andar na ponta dos pés ou pisar sobre ovos” é a ideia desse Arcano.

 

Sete de Ouro

Senhor do Sucesso não alcançado

 

No 6 de Ouros nos recuperamos, seja física ou financeiramente. Estamos numa situação confortável, as pessoas nos ajudaram e estamos mais estabilizados. Mas outras possibilidades surgiram, possibilidades estas que nos desafiam a fazer uma escolha entre a situação segura que nos encontramos e uma situação inteiramente nova , ainda não testada. O desafio será entre escolher a situação segura e confortável de agora ou partir para outra, nova e desconhecida. Gosto de usar o exemplo de um executivo que, após anos de trabalho numa empresa, onde alcançou um certo grau de sucesso e estabilidade, é convidado a trabalhar numa empresa nova e recém montada, onde poderá alcançar os píncaros de sua carreira ou naufragar miseravelmente.

Interpretação Alternativa

“um construtor recebe uma desafiadora planta de um prédio” — todo aspecto relacionado ao 07 sugere normalmente uma análise ou avaliação. Nos deparamos aqui com um terreno novo, reaprendemos a assumir nossa vida e agora precisamos superar um novo desafio. O momento exige estudo e profunda observação dos recursos a serem aplicados. Dominar a nova estrutura, requer não só empenho, como também senso crítico e paciência, para que cheguemos lá!

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


Arcanos menores Setes Tarô

Fontes e Referências

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com