Arcanos Menores: Valetes (Princesas)

A Forte e Influente filha de um Rei e uma Rainha: uma princesa poderosa e terrível

Publicado em 24 de Novembro de 2015

 

Elas Representam as forças do Heh Final de cada naipe, completando as influências de outros níveis. A forte e influente filha de um Rei e uma Rainha: uma princesa poderosa e terrível. Uma Rainha de Rainhas, uma imperatriz, cujo efeito é uma combinação daqueles do Rei, da Rainha e do Príncipe. […] Seu poder é enorme e materialmente terrível, constituindo o Trono das Forças do Espirito. Pobre de quem entrar em conflito com ela.

 

Valete de Paus

Princesa da Chama Brilhante

 

O Valete de Paus possui a força constante da terra (que representa o corpo) combinada com a ação criativa, luminosa e explosiva do fogo. Seu movimento é energético e intenso, como numa dança, ou num exercício atlético. Esse valete é a representação da saída do frio do inverno para as dimensões coloridas e quentes da primavera! É a porção mais dinâmica do corpo, é toda ação criativa, entusiástica e renovadora que colocamos em andamento. De certa forma é a capacidade de quebrar os esquemas rígidos da terra e tornar-se mais leve e colorido. É a faceta mais brincalhona e pueril da psique.

Sua falta de identificação com a água, entretanto, o torna pouco sensível às demandas externas e sua falta de ar, além de tirar-lhe a ponderação racional, o faz ter pouca autocrítica.

Saia do comum permita-se ser ousado e criativo. Experimente caminhos novos e novas posturas. Como obter resultados diferentes se as suas ações permanecerem as mesmas? Saia da rígida postura de quem se leva muito a sério, a vida é curta demais para tanta sobriedadeLembre-se que as pessoas demasiadamente sérias são as que adoecem mais rápido e se recuperam mais lentamente. São as que saem mais lentamente das crises e que tem menos insights sobre soluções para os problemas.

 

Valete de Copas

Princesa da Água e Lótus do Palácio das Inundações

 

O Valete de Copas é a entrada na quente dimensão do verão. Ele simboliza a face mais calorosa, afetiva, emotiva e solícita da alma humana. Bem como a mais excitável e profunda também. A terra do corpo encontra a água dos sentimentos e das emoções tornado-se mais profunda em suas percepções, mas mais suscetível aos estímulos vindos de fora. Esse valete tanto pode reunir corpo e espírito de uma forma bela e inspiradora, como pode representar pouca consistência nas manifestações tanto da afetividade quanto dos vínculos que se formam a partir dos envolvimentos afetivos. Sua falta de fogo tira seu senso de foco e direção interna. Sua falta de ar o faz pouco crítico, no sentido de seletivo, quanto para quem dirige seus préstimos e afeição.

Esteja pronto para seguir os ditames do coração sem se importar onde as coisas vão dar. Aproxime-se das pessoas sem as defesas usuais e esteja aberto a toda ajuda, ou novos vínculos que se criarem nesse momento. Estirpe o preconceito, o medo e o julgamento da sua perspectiva de vida e de relacionamentos. O valete de copas é a capacidade de se entregar a causas e novas relações sem as travas da mente e do ego. Torne sua abordagem de vida mais sutil e menos inquiridora, pode ser uma experiência muito gratificante. A aproximação entre as pessoas nesse período se dá de modo muito espontâneo, ajuda e inspiração vem de onde menos se espera. Permaneça atento e aberto.

 

Valete de Espadas

Princesa dos Ventos Violentos

 

Aqui o pensamento quer ganhar a dimensão física, quer se materializar. O valete de espadas é a capacidade da mente de ter muitas ideias e traçar muitos planos para uma execução futura. O pensamento inovador, revolucionário e até mesmo rebelde também são atributos dessa carta. A mente nesse arcano tem a capacidade de abarcar muitas ideias e conceitos. Sua falta de elemento fogo, entretanto, pode tirar o senso de direção interna e sobrecarregar inutilmente as funções cerebrais. A sua carência de água anula a capacidade de sentir e de intuir fazendo pesar ainda mais a tendência a buscar apenas nos recursos racionais as soluções para as questões cotidianas.

Abra sua mente a novas ideias e ouse trabalhar para torná-las reais. Não se esqueça, porém, de ter sempre em vista a finalidade e a direção para que os projetos não se acumulem e sua mente não fique congestionada de projetos inacabados. Tente ordenar seus pensamentos colocando-os no papel, ponderando as possibilidades com outras pessoas, dando a si mesmo prazos bem definidos de execução. Esse é o tempo de organizar as coisas internamente para depois concretizá-las.

 

Valete de Ouros

Princesa das Colinas dos Ecos

 

O Valete de Ouros é o arcano que simboliza o inverno, a estação do recolhimento, onde tudo o que foi acumulado será agora depurado e toda a experiência e sabedoria possível será extraída das vivências passadas. É o arcano do estudo e do aprofundamento, da capacidade da mente em se expandir e criar oportunidades através do conhecimento adquirido. Aqui é o terreno fértil das possibilidades que “em se plantando tudo dá”, mas que para isso requer muito cuidado e atenção para tornar a semente um fato. Sua fertilidade extrema o faz ser muitas vezes associado à gravidez ou à paternidade como um todo. Os negócios promissores também estão sob sua égide! A falta de ar não o deixa ser dispersivo.

Sua falta de fogo não o torna precipitado e sua falta de água faz com que não se perca em fantasias e idealizações.

Esse é o momento de concentrar suas forças para desenvolver algo que requer mais do que apenas empenho físico, mas também um desenvolvimento intelectual e pessoal. A vontade de avançar deve ser recheada do desejo de aprender com os fatos. Algo novo pode estar se introduzindo na sua vida e requer para seu pleno crescimento atenção constante e envolvimento pessoal. Os temas que se desenrolam sob a influência desse arcano não são frívolos e por isso mesmo não devem ser tratados desse modo. Se pergunte quais são os limites para o seu próprio crescimento?

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


kabbalah Princesas Tarô Valetes

Fontes e Referências

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com