O símbolo do cavalo
Antes de entrarmos no tarô em si, vamos analisar o símbolo geral do cavalo, que é tão significativo que poderíamos até mesmo considerá-lo um arquétipo. É comum a representação do cavalo porque ele simboliza uma força ou energia selvagem muito poderosa e resistente e que ao mesmo tempo pode ser domada. O cavalo pode ser usado para transporte de carga, chegar em algum lugar, corrida, e até mesmo como um instrumento militar.
Alguns testes psicológicos colocam a imagem do cavalo como uma forma geral de se imaginar o subconsciente da pessoa se relacionando com pessoas próximas como parceiros amorosos ou familiares do ambiente do lar. Exemplo: “imagine que você está em um campo, e nesse campo existe um cavalo. Como esse cavalo aparece na sua imaginação? Está livre e solto? Ou está com rédeas preso junto a você?”. Se a pessoa responde que o cavalo está solto como um cavalo selvagem, provavelmente ela mantém relacionamentos mais livres com as pessoas sem tantos compromissos e cobranças. Agora se a pessoa imagina um cavalo com rédeas, demonstra o contrário, relacionamentos mais rígidos, com regras e limites muito bem estabelecidos.
Esse último exemplo é um resumo bem superficial sobre o teste completo em si, mas aqui o objetivo é apenas comentar sobre o assunto. Pessoas que sonham com cavalos ou têm essa identificação com tal animal, normalmente, é justamente pela identificação da força e várias utilidades que esse impulso selvagem pode ser empregado, seja com algum controle (as rédeas) ou até mesmo, a dificuldade de conseguir domar esse ser, como subconscientemente significar uma vontade de potência tão grande que é reprimida pela pessoa, que ela não consegue nem mais domá-la.
O signo de Sagitário é representado por um centauro (metade cavalo metade homem), uma analogia à força selvagem do cavalo, mas que é direcionada pela inteligência focada e determinada da razão (o homem), e talvez em sua sombra, o homem que, apesar de seu objetivo, acaba sendo levado pelos caprichos dessa força selvagem sem controle.