A História da música é muito antiga, visto que, desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade. Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.
Fazendo uma explicação bem superficial, a música nada mais é do que a harmonia de tipos de sons diferentes, e os sons, nada mais são do que vibrações feitas no ar, e dependendo do comprimento dessa vibração em forma de onda, teremos um som mais alto, baixo, grave, médio, agudo etc.
O esoterismo, por definição, nada mais é do que transportar fenômenos ou comportamentos da natureza para a realidade dos comportamentos e padrões humanos, por exemplo, os quatro elementos, as quatro estações, o ciclo da vida, o dia e a noite, o sol e a lua etc. Usamos esses símbolos para referências ou posicionamentos dos inúmeros eventos em nossa vida. Se imaginarmos um momento de escassez material como um inverno, o auge da adolescência como o verão, e o amadurecimento como o outono, seria um exemplo dessas analogias.
Toda essa introdução, é para explicar como pode ocorrer uma correlação entre cada signo e um determinado som. Aqui não vamos apenas nos ater a um “som”, mas a uma nota musical. Cada nota musical nada mais é do que um determinado padrão entre a frequência, duração e altura de uma vibração. Algumas notas são mais altas e expansivas, outras mais baixas e curtas. Cada nota musical em sua composição harmônica (chamamos essas uniões harmônicas entre as notas de acordes), podem ser mais alegres (os acordes maiores) ou podem ser uma nota mais triste (os acordes menores). Se um músico estiver lendo esse texto, ele com certeza está torcendo o nariz por essa explicação musical tão superficial, mas esse texto não é um minicurso sobre teoria musical, estou apenas fazendo um esclarecimento, o mais breve possível, sobre como funciona cada nota, e por que ela é relacionada a um determinado signo.