Reflexões sobre o tarô #3: Pensar positivo resolve?

Aquilo que é real, mas você não tem consciência a respeito, te controla

Publicado dia 26 de Setembro de 2016

 

“Aquilo sobre o qual você tem alguma consciência, você tem algum controle. Aquilo que é real, mas você não tem consciência a respeito, te controla.”

Uma análise serve para a pessoa se dar conta de que ela tem um inconsciente.

Nada mais apropriado do que os processos psicológicos que acompanham a guerra atual — notadamente a anarquização inacreditável dos critérios em geral, as difamações recíprocas, os surtos imprevisíveis de vandalismo e destruição, a maré indizível de mentiras e a incapacidade do homem de deter o demônio sanguinário para obrigar o homem que pensa a encarar o problema do inconsciente caótico e agitado, debaixo do mundo ordenado da consciência. Esta Guerra Mundial mostra implacavelmente que o homem civilizado ainda é um bárbaro. Ao mesmo tempo, prova que um açoite de ferro está à espera, caso ainda se tenha a veleidade de responsabilizar o vizinho pelos seus próprios defeitos. […] Em tempo algum, meditar sobre si mesmo foi uma necessidade tão imperiosa e a única coisa certa, como nesta catastrófica época contemporânea. Mas quem se questiona a si mesmo depara invariavelmente com as barreiras do inconsciente, que contém justamente aquilo que mais importa conhecer.

(Jung — Zurich, dezembro de 1916 )

Com a introdução acima, a carta do Taro para nossa Reflexão é a carta da Lua:

 

Está é a hora da verdade do herói, tempo de terror e reverência. A experiência da travessia é familiar a quantos fizeram a jornada rumo à auto compreensão. Os místicos lhe chamavam a “Noite Negra da Alma”. Em mitos e lendas, aparece como a “Jornada Noturna do Mar”, onde, tradicionalmente, como Jonas na barriga da baleira, o herói precisa vencer o monstro que pode devorar-lhe a consciência e mantê-lo cativo. Em termos psicológicos, isso lhe simboliza a vitória sobre os aspectos devoradores do inconsciente, o qual, de outro modo, engoliria a consciência do seu ego, acarretando a psicose.

Decida o que quer. Acredite que pode tê-lo. Acredite que o merece e acredite que é possível

Faze o que tu queres será o todo da Lei

Gostou do texto? Gostaria muito de saber sua opinião ou feedback.

Se você tiver qualquer dúvida pode me enviar um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com.


espiritualidade Filosofia Pensamento Reflexão Tarô

Fontes e Referências

 

Sígilo Diogenes Junior

Tem alguma dúvida, ou apenas enviar um feedback? Me envie um e-mail para diogenesjunior.ti@gmail.com